Olá, aqui é o Dr. Dayan Siebra, cirurgião vascular e especialista em emagrecimento saudável.
Tem gente que acredita que a vida segue um "script pré-determinado" e, por isso, não cuida da saúde como deveria.
Muitos acreditam que a genética é quem dá as cartas do baralho da vida. E que, portanto, Saúde e doença são frutos da sorte ou do azar.
Se hoje sofrem com alguma condição restritiva de saúde ou uma doença, logo pensam que o que comem ou o estilo de vida que levam não tem nada a ver com a condição.
Afinal, quem determina é a genética e nada pode ser feito em relação a isso. Mas, segundo os estudos mais recentes, isso não é verdade.
Epigenética
Existe uma área da ciência denominada Epigenética, especializada no estudo de como nossos hábitos e escolhas ativam ou inativam determinados genes.
As evidências reveladas por esta ciência demonstram que este antigo mito da "genética determinante" não só é impreciso como também é usado como "desculpa" pelas pessoas, para não se empenharem na construção de um estilo de vida saudável.
Com a conquista de bons hábitos, é possível realizar mudanças e transformações que farão toda a diferença na qualidade de vida.
"Se meu avô e meu pai sofreram com isso, eu também sofrerei!"
Felizmente, isso não é verdade.
De acordo com a Epigenética, 90% do que colhemos em nossa Saúde (a curto, médio ou longo prazo) está relacionado à qualidade das nossas escolhas:
Cada escolha tem a sua influência, para o bem ou para o mal. Mesmo que você decida ignorar essa verdade.
É como a gravidade: você pode até duvidar que ela existe por não conseguir "vê-la" ou tocá-las, mas ela existe e isso é um fato.
Mas isso não significa dizer que os genes que herdamos de nossos pais não tenham influência alguma para a nossa Saúde
O que diz a ciência?
O que a Epigenética comprova é que o estilo de vida que adotamos é o que vai determinar se estes genes serão ativados ou não.
Guarde isso: seus hábitos podem ativar ou não os genes.
Isso significa que você pode ter herdado tendências para alguns problemas de saúde como obesidade, diabetes, doenças cardíacas e tantas outras.
Mas o que vai permitir (ou impedir) que estas tendências se manifestem, são as escolhas que você faz no dia a dia.
Podemos observar nitidamente a importância de nossas escolhas quando analisamos a vida de gêmeos univitelinos (idênticos), que mesmo possuindo material genético igual, desenvolvem estilos de vida bem diferentes.
Um dos irmãos cuida da saúde e do bem-estar, faz atividade física, se alimenta bem. O outro bebe, fuma, é sedentário e workaholic.
As diferenças são muito notáveis - no peso, na aparência, nos exames médicos, na longevidade, na eficiência e produtividade.
Inclusive existem dois irmãos japoneses gêmeos univitelinos que foram separados na infância. Um permaneceu no Japão e o outro foi morar no Hawaii.
Na vida adulta, quando se reencontraram, o irmão que permaneceu no Japão se mantinha magro, enquanto o irmão que veio para o Hawaii estava gordo.
O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos divulgou que apenas 10% das doenças são de origem genética.
Importância da boa alimentação
Através da Nutrigenômica, eles também já provaram que uma alimentação adequada é capaz de suprimir a ação de genes causadores de doenças.
Por isso a importância de escolher com sabedoria tudo aquilo que ingere. Os alimentos têm o poder de transformar a vida de uma pessoa. Seja para o lado bom ou para o lado ruim.
Os benefícios de manter um corpo saudável vão muito além da estética. E mesmo se fosse apenas pela imagem, que mal há nisso? A estética está diretamente ligada à autoestima.
Se seu pai sofreu com o mesmo problema que seu avô, será que não foi porque ambos tinham hábitos alimentares e estilos de vida parecidos?
Será que não foi o caso cultural da transmissão de hábitos equivocados, de geração em geração? Essa explicação faz todo o sentido: pessoas transmitem hábitos para as gerações seguintes, inclusive as alimentares.
Isso deixa bem claro porque pessoas da mesma família tendem a ter um peso corporal parecido, condições de saúde semelhantes.
Diante das evidências, vemos que não podemos mais responsabilizar a genética pela nossa condição de saúde.
Assuma as rédeas
O discurso de que a mãe teve, o pai, o avô e você também vai ter, não passa de um falso comodismo. Uma maneira de livrar a consciência da culpa por não estar fazendo nada para ter uma saúde melhor.
É muito fácil se sentar e aceitar que mudanças não podem ser realizadas. Eu mesmo sou prova disso. Eu sinto que estou sempre barrando um diabetes.
Mas isso só me é possível graças à maneira como eu levo a minha saúde a sério e todos os aspectos que a envolvem. E que, também, envolvem meu trabalho.
A parte boa de toda essa história é que, a cada ano que passa, nós podemos escolher recomeçar. E essa tem sido a escolha de muita gente.
É por isso que eu resolvi divulgar o meu novo método de emagrecimento saudável em um evento online e gratuito no começo de 2021: a Jornada do Emagrecimento - que vai ao ar na semana do dia 4 de janeiro, logo após a virada do ano.
Nós vamos ter 2 semanas de aulas online gratuitas, lives e desafios para começar 2021 com o pé direito.
Minha meta é que, ainda durante a semana do dia 4 de janeiro, os participantes comecem o processo de queima de gordura experimentando o método revolucionário que nós já usamos para emagrecer mais de 10 mil pessoas.
Você também quer conhecer que método é esse? Eu te garanto que os resultados são fantásticos.
Sendo assim, se inscreva na Jornada do Emagrecimento para que 2021, finalmente, seja o seu ano da mudança e do sucesso. Porque pode ter certeza que uma pessoa com a autoestima elevada e a saúde em dia, é capaz de conquistar o mundo.
Um forte abraço e viva com saúde, viva com paixão.
Se inscreva gratuitamente para a Jornada do Emagrecimento.
De 4 a 17 de janeiro teremos aulas, lives e desafios para você já começar 2021 emagrecendo de forma saudável e sem sofrimento.
QUERO PARTICIPAR
1 Response to "Genética importa"
Quero conhecer esse método sim estou muito impolgada