Não trago boas notícias...


A pior escolha que podemos fazer em detrimento de nossa saúde é ingerir grandes quantidades de açúcar… algo que, infelizmente, ainda é comum nos dias de hoje.


É importante deixar claro que não se trata apenas do açúcar branco que está no açucareiro, mas também do açúcar escondido nos alimentos industrializados.


Em 1910, o consumo médio por pessoa de açúcar era em torno de 5kg por ano. 

Em 2020, o número subiu para cerca 50kg.


Em pouco mais de 100 anos, multiplicamos o nosso consumo de açúcar por 10.


No mesmo período, observamos também uma multiplicação proporcional da incidência de diabetes tipo 2 e da obesidade, duas doenças diretamente relacionadas ao excesso do consumo de açúcares de todos os tipos.


Ou seja: passamos da conta, e pagamos um preço alto por isto.


Mas, além de ser o principal causador da obesidade e de doenças terríveis que vêm de mãos dadas, existe ainda um malefício oculto no açúcar que poucas pessoas conhecem.


O açúcar é um dos principais gatilhos para o envelhecimento precoce através do processo de glicação.


Glicação significa “adição de glicose” que é muito parecida com a caramelização.


O corpo de um adulto contém cerca de 5 litros de sangue.


E, em condições ideais de equilíbrio, nestes cinco litros de sangue está diluída aproximadamente uma colher de chá de glicose…


E, quando ingerimos muito açúcar, o metabolismo trabalha arduamente para que o sangue não entre em hiperglicemia.


Para isto, é feito um grande esforço hormonal e metabólico…. que, se repetido ao longo do tempo, desgasta diversos sistemas do organismo, envelhecendo o corpo bem antes do tempo.


Um dos órgãos que mostra isso com clareza é a pele.


A glicose reage com as proteínas do corpo, grudando em suas moléculas e alterando sua estrutura e função.


Por causa da caramelização, as proteínas glicadas ficam rígidas e quebradiças.

 

A reação de glicação é considerada uma das principais causas dos danos celulares, teciduais e complicações vasculares  em pacientes diabéticos.


Além disso, o excesso de proteínas glicadas é a principal causa de doenças vasculares.


O que antes era, por erro, atribuído às gorduras e ao colesterol, é de fato resultado do excesso de açúcar e de outros desequilíbrios da alimentação e estilo de vida.


Sabe por quê?


Proteínas glicadas criam artérias rígidas e frágeis, que se danificam e solicitam matéria prima de reparo. Com o tempo, isso vai formando placas que caracterizam a aterosclerose.


Mas a glicação não é só perigosa para a saúde do coração.

Este excesso de açúcar no sangue leva a modificações negativas de diferentes tecidos: especialmente o ADIPOSO - que é onde o excesso de açúcar é acumulado como gordura.


Ele também pode contribuir para  desenvolvimento de catarata nos olhos.


E ainda, pode levar a uma Insuficiência dos rins.  


E para piorar a situação - ainda há o fator mais preocupante que eu já li sobre o açúcar nesses 21 anos: ele vicia mais do que drogas ilícitas.


Então, se você quer se livrar do açúcar para emagrecer e não ganhar o peso todo de volta novamente, é preciso estar presente na Jornada do Emagrecimento - meu novo evento online que vai ao ar na semana do dia 4 de janeiro, logo após a virada do ano.


Nós vamos ter 2 semana de aulas online gratuitas, lives e desafios para começar 2021 com o pé direito. Minha meta é que, ainda durante a semana do dia 4 de janeiro os participantes já comecem o processo de queima de gordura experimentando o método revolucionário que nós já usamos para emagrecer mais de 10 mil pessoas.


Se prepara pra tirar Projeto 2021 da gaveta e colocar em prática.

Se inscreva gratuitamente para a Jornada do Emagrecimento.

De 4 a 17 de janeiro teremos aulas, lives e desafios para você já começar 2021 emagrecendo de forma saudável e sem sofrimento. QUERO PARTICIPAR


Leave a Reply

Your email address will not be published.